Os benefícios da hidroginástica

hidroginastica1

Se você é dessas pessoas que já provou de tudo para estar em forma, a hidroginástica pode ser uma ótima opção.


hidroginastica1.pngFazer ginástica na água é uma das formas mais completas de exercício físico, pois se trata de uma ginástica aeróbica com um impacto muito baixo, porém muito eficaz. E que dispensa uma carga adicional de peso, pois a água exerce a resistência adequada para cada movimento.
A hidroginástica permite uma redução no esforço. Uma pessoa que pesa oitenta quilos, por exemplo, na água, fará os exercícios como se não pesasse mais que oito quilos. Esta perda aparente de peso reduz, de forma efetiva, a tensão nas articulações. Por isso mesmo a hidroginástica é, para muitas pessoas, a atividade de condicionamento mais segura que existe.

A hidroginástica cada vez tem mais adeptos. O seu sucesso, principalmente para as pessoas de idade mais avançada, ou que tenha sofrido algum problema muscular, ósseo ou nas articulações, se deve a vários fatores, como por exemplo:

 

  • Ajuda a trabalhar todos os músculos, já que a pessoa deve manter a posição para tentar vencer o efeito do movimento da água..
  • É indicada para os planos de emagrecimento, porque é um tipo de ginástica com muito trabalho aeróbico.
  • Favorece a correção da postura, o retorno venoso, a reeducação da respiração e o relaxamento;
  • Melhora as qualidades e capacidades físicas
  • Diminui as possibilidades de enfermidades;
  • Proporciona ao praticante uma maior capacidade de resistência ao stress;

hidroginastica2.pngAlem de todos esses benefícios, é importante manter a freqüência cardíaca dentro dos limites do trabalho aeróbico. Por isso, para os que se interessem nessa modalidade esportiva, é importante realizar-se um check-up medico previamente, para analisar as suas condições físicas antes de iniciar na prática dessa forma de exercício.